sexta-feira, 12 de abril de 2013

Globo Manipula Enquete Sobre Casamento Gay



Ontem a o G1 lançou uma enquete perguntando "Você é a favor da aprovação pelo Congresso da união civil gay?" com prazo até as 22h de ontem (11/04/2013). O resultado esperado, pela Globo, era de que o o "Sim" vencesse, mas para surpresa deles a enquete encerrou com o resultado "Não - 57,85% e Sim - 42,15%".



Surpresos, provavelmente a equipe da Globo se reuniu para ver qual foi o "erro" deles. Todo mundo que tem um pouquinho de conhecimento sobre pesquisa sabe que a maneira que se faz a pergunta influencia MUITO na resposta e resolveram mudar a pergunta para "Você é a favor da regulamentação pelo Legislativo da união civil gay?".

Para dar uma "ajudinha" no resultado que desejam, eles simplesmente ESTÃO IMPEDINDO QUE MUITOS VOTEM NA OPÇÃO "NÃO". Vários relatos no Facebook e Twitter de pessoas que estão tentando votar no "Não" e não estão conseguindo. O resultado parcial (retirado às 12h00 do dia 12/04/2013) está esse aqui:



Vamos agora a mais uma forma de manipulação. O texto descritivo da enquete. Reparem na semelhança de ambos os textos que usam o MESMO ARGUMENTO PERSUASIVO (o fato de Daniela Mercury ter assumido sua namorada).

O texto de ONTEM: "Cantora Daniela Mercury assumiu relação com a namorada e colocou tema em evidência. Direitos de uma relação estável entre pessoas de mesmo sexo já são reconhecidos pelo Supremo Tribunal Federal. Ainda não há uma lei específica aprovada."

O texto de HOJE: "Cantora Daniela Mercury assumiu relação com a namorada e colocou tema em evidência. Direitos de uma relação estável entre pessoas de mesmo sexo já são reconhecidos pelo Supremo Tribunal Federal"

Reparem que trata-se da mesma coisa, porém o argumento "Lei" saiu da descrição da segunda e ficou implícito na na pergunta. Isso sem contar a troca da palavra "aprovação" por "regulamentação". Por que essa troca? Por que a palavra "regulamentação", para os mais leigos, é mais branda e no geral é passível de discussão. Sai de cena o "eu não aprovo".

Nós aqui sabemos que na prática isso é a mesma coisa... Trago o exemplo: "Regulamentação do Aborto" e "Aprovação do Aborto". Qual fica mais pesado? Mas na prática é a mesma coisa, MATAR CRIANÇAS.

Outro ponto, praticamente imperceptível é a mudança da url:

Ontem: /voce-e-favor-da-uniao-gay.html
Hoje: /voce-e-favor-da-uniao-civil-gay.html

Tem que estar muito esperto em relação a esquerda se não ela te dobra bonitinho...

ATUALIZAÇÃO - (12/04/2013 - 18h00)

A situação foi PIOR do que eu esperava... Além de tudo que já foi relatado, agora a Globo FECHOU a enquete sobre o Casamento Homossexual e disse que ela foi encerrada no dia 08/04, ou seja, antes da primeira enquete.... E o resultado foi O MESMO de meio dia: 55,44% para Sim e 44,56% para não...

Que cachorrada, hein Rede Globo?!


Agora é aguardar se eles vão divulgar o resultado, como vão divulgar e em que contexto irão divulgar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário